A Viagem do Doutor Dolittle: uma comédia preguiçosa e sem graça?

0
50

O filme, adaptado do livro de mesmo nome lançado em 1967, conta a história de um veterinário que consegue falar com os animais, porém, depois de perder a esposa, o excêntrico Dr. John Dolittle (Robert Downey Jr.), se isola atrás dos muros altos da sua mansão, onde permanece apenas na companhia de seus amigos animais.

Quando a jovem rainha Victória (Jessie Buckley) fica gravemente doente, Dolittle é forçado a partir em uma aventura épica rumo à uma ilha mítica, a fim de encontrar a cura para a tal doença. Ele então recupera suas habilidades e sua coragem, enquanto avança pelos mares até chegar ao seu destino, onde descobre criaturas maravilhosas.

Seria um filmão, não fossem todos os problemas que fizeram com que essa produção se tornasse um “fiasco”…

Eu já tive a oportunidade de assistir, e na minha opinião, A Viagem do Doutor Dolittle é um filme onde as coisas acontecem muito rápido. É bem confuso e o raciocínio se perde, tamanha a velocidade dos acontecimentos. Não é possível criar vínculos com personagem nenhum, nem enraizar nenhum sentimento, e não há uma boa narrativa a qual se firmar. Ou seja: você não consegue se prender na história!

O roteiro mal elaborado e as várias mudanças na direção fizeram com que tudo se atrasasse, o que fez com que o longa passasse por extensas modificações, gerando diferenças entre as gravações originais e as refilmagens.

Então, a história corre, tropeça em si mesma e cai!

Uma boa definição do que acontece é o que Matt Donato, do Atom Insider diz: “Dolittle está totalmente em guerra consigo mesmo, cortado em pedaços pela edição e mastigado sem nenhuma preocupação.”

Em 2019 quando Robert Downey Jr se despediu do Homem de Ferro, um de seuspersonagens mais marcantes, os fãs aguardaram ansiosamente pelo seu novo trabalho. Mas parece que o novo filme do astro não empolgou.

Mesmo contando com elenco de peso, o filme não se desenvolve da maneira como a gente esperava. Tom Holland, Rami Malek, Kumail Nanjiani, Octavia Spencer, Emma Thompson, Marion Cotillard, Selena Gomez, Antonio Banderas, Michael Sheen e John Cena estão no filme, mas isso parece não ajudar em nada!

E o homem de Ferro? Robert Downey Jr. atua forçando um sotaque britânico ridículo, gerando piadas por parte de alguns críticos que disseram que esperariam versões legendadas do filme para entender o que ele dizia.

No Rotten Tomatoes, Dolittle está com míseros 15% de avaliações positivas, conseguindo a incrível proeza de ter uma nota pior que a de Cats, que obteve 20% de aprovação!

A Universal Pictures gastou cerca de US$ 175 milhões em orçamento. Parte da receita do filme, que poderia ser obtida e gerar lucros para o estúdio, agora pode ficar prejudicada, se for confirmada a péssima recepção por parte do restante do público que ainda vai assistir ao filme a partir desta semana.

“Eu não esperava que Dolittle fosse bom, mas também não esperava que fosse tão ruim assim!” Disse Bilge Ebiri, do New York Magazine.

Enfim, vocês precisam assistir para tirarem suas conclusões.

Dolittle é uma das estreias desta semana, chegando aos cinemas no dia 20 de fevereiro.

Que tal compartilhar conosco sua opinião?