Sessão em condições especiais será no dia 16 de junho, na unidade Cineart Boulevard Shopping
 
Crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias terão sessão de cinema adaptada na Cineart Boulevard Shopping no dia 16 de junho (sábado), às 11h. A iniciativa oferece condições especiais de exibição, especialmente para pessoas que sofrem do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): a sessão exclui trailers comerciais, a sala de cinema permanece com luzes levemente acesas, o som fica mais baixo e a plateia tem liberdade de circulação e expressão, como cantar, andar, dançar e gritar. Ingressos devem ser adquiridos normalmente na bilheteria do cinema e todos têm direito a meia-entrada. A iniciativa é fruto de parceria entre a Rede Cineart e o projeto Sessão Azul, que oferece sessões que possibilitem a ambientação de crianças portadoras do TEA neste espaço cultural, permitindo e encorajando este público a frequentar sessões regulares ao longo do tempo. Em Belo Horizonte, as sessões são realizadas com o apoio do Centro de Medicina Integrada Victus, Coordenação Motora Infantil, Coletivo Padecendo no Paraíso e Sair do Casulo.
 
“Entendemos que o cinema tem um papel que vai além do entretenimento. Ele exerce um papel de inclusão extraordinário que não podemos deixar de fora. Atividades culturais são uma extensão do trabalho terapêutico e o cinema é, também, uma forma de engajar familiares neste processo. A Cineart tem investido em parcerias que viabilizem o acesso de crianças e adultos que têm algum tipo de limitação às salas de cinema e o projeto Sessão Azul é uma delas”, reforça o gerente geral da Rede Cineart, Lúcio Ottoni. 
 
“Cada sessão conta com profissionais devidamente capacitados, que fazem o acompanhamento e a orientação às famílias de forma que as sessões funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema. Também há orientações para os pais sobre como lidar com as dificuldades de adaptação da criança ao novo ambiente, de forma que auxiliem diretamente para realizar e facilitar esta ambientação”, detalha a psicóloga Carolina Salviano, uma das idealizadoras do projeto e fundadoras da CapaciTEAutismo.
 
Salviano ainda contextualiza que “decidimos iniciar a realização destas sessões após observarmos vários casos em que as famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo deixavam de ter um convívio social maior por receio da reação do autista em locais com muitos estímulos – como ir ao shopping, restaurantes, frequentar festas ou ir ao cinema. Além disso, identificamos que existem muito poucas opções de entretenimentos especializados para estas famílias no Brasil”.
 
O projeto Sessão Azul será realizado a cada dois meses em Belo Horizonte, sempre na unidade Cineart Boulevard Shopping. As próximas estão planejadas para os dias 18 de agosto, 20 de outubro e 15 de dezembro (sábados). A escolha do filme fica a critério do público, por meio de votação no site http://www.sessaoazul.com.br
 
SERVIÇO
Cineart e projeto Sessão Azul abrem sessão adaptada para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Data: 16 de junho (sábado)
Horário: 11h
Local: Cineart Boulevard Shopping
INGRESSOS na bilheteria do cinema
Parabens Cineart pela iniciativa. Afinal todos merecem o direito de curtir a sétima arte!

Leia também