Cinema Mudo é o primeiro disco da banda Paralamas do Sucesso, em 1983 após ter aberto alguns shows para o Lulu Santos durante o mês de janeiro no Circo Voador, a gravadora EMI os chamou para assinar um contrato.
Um anos antes a banda enviou uma demo da canção Vital e sua Moto para a rádio Fluminense FM, se tornando uma das mais tocadas na rádio no verão de 1983.
Apesar da euforia por causa do contrato com a gravadora e da possibilidade de lançar seu primeiro álbum, os Paralamas acabaram sendo obrigados pela EMI a lançar seu primeiro trabalho com canções humoradas escritas antes de se profissionalizarem.
Apesar de não concordarem, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone acabaram aceitando pois queriam garantir a possibilidade de lançar um disco futuro, com as canções que eles queriam.
As faixas do LP Cinema Mudo são:
- Vital E Sua Moto
- Foi O Mordomo
- Cinema Mudo
- Patrulha Noturna
- Shopstake (Instrumental)
- Vovó Ondina É Gente Fina
- O Que Eu Não Fale
- Química
- Encruzilhada
- Volupia
A ligação do Paralamas com as bandas de Brasília é grande, mesmo tendo sido formada no Rio de Janeiro, Herbert e Bi moraram na capital brasileira e conheciam grande parte dos integrantes da Turma da Colina, que deu origem a bandas como, Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial.
Inclusive a faixa numero 8 (Química) é de autoria do Renato Russo ainda na época do Aborto Elétrico. Herbert se tornou uma espécie de padrinho da Legião Urbana na EMI. Abrindo as portas para renato e sua banda.
Herbert também chegou a ser produtor da Plebe Rude.
A banda interpretando Cinema Mudo no Rock in Rio em 1985. Confira:
Leia também:
[su_posts posts_per_page=”5″ taxonomy=”post_tag” tax_term=”2301″ order=”desc”]