Dia nacional do livro

0
40

Hoje, dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro, mas também dia de um dos principais autores do gênero o irreverente Monteiro Lobato.


Suas histórias e personagens que marcaram e ainda fazem parte do cotidiano das pessoas. Quem não se lembra, de Jeca Tatu, Emília, Dona Benta, Tia Anastácia, dentre outros personalidades que se tornaram atemporais marcando várias gerações.

Agora, na hora que falamos de Monteiro Lobato, não podemos de citar sua obra, por qual é mais lembrado “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Uma narrativa que acompanha as peripécias da boneca Emília, Narizinho, Pedrinho, Rabicó e outros personagens até mesmo do folclore nacional. Esta obra foi é uma literatura fantástica que conta com 23 volumes, voltada para o público infantil e teve várias adaptações, sendo as mais lembradas as produzidas pela TV Globo, uma lançada em 1977 que durou até 1986 e a mais “recente” de 2001 a 2007. Além da Tv a obra foi adaptada para uma história em quadrinhos e atualmente ganhou uma animação exibida no Cartoon Network.


Falamos um pouco sobre o mito que ainda é Monteiro Lobato e como suas obras atravessaram gerações e fazem parte da vida dos brasileiros até hoje, uma mistura de fantasia com realidade, a narrativa transmitia uma reflexão aos adultos e entretimento para as crianças, pelo menos assim eu penso.
Bem, contudo isso foi apenas uma pequena homenagem a esse grande homem e escritor da literatura nacional, abaixo, iremos fazer um TOP 5 LIVROS INFANTIS, como indicação nessa data que merece ser comemorada com muita alegria.

O PEQUENO PRÍNCIPE


Clássico? Sim, mas atemporal como monteiro Lobato, a história do príncipe que vivia num planeta peculiar e viaja por outros propondo reflexões que até mesmo as crianças fazem, é um verdadeiro deleite para os jovens leitores.

COMO TREINAR SEU DRAGÃO



O motivo de estar na lista? Simples e objetivo, além de possuir ilustrações que definitivamente irão atrair a atenção dos pequenos. Humorado, definitivamente é guia prático, caso seu filho tenha um dragão e queira adestra-lo.

SHERLOCK HOLMES

Ok, vocês devem ter achado que eu estou pegando pesado demais, mas calma essa versão é para pequeninos, Sherlock Holmes adaptado para Crianças: A Liga dos Homens Ruivos, é uma boa iniciação para que seu filho comece a adentrar no mundo literário, principalmente ao lado do melhor detetive de todos os tempos.


MENINO MALUQUINHO – FESTA DO PIJAMA



Como não citar Ziraldo, nessa lista. Essa narrativa conta diversas peripécias do personagem quando ele decide chamar seus amigos para uma festa do pijama. E aí preparados?


TURMA DA MÔNICA



Eu sei que estamos falando de livros, mas como não citar os principais gibis infantis que conquistam adultos e crianças com suas histórias cativantes e reflexivas.


BONUS – O PRÍNCIPE SAPO

Gente eu não perderia a oportunidade de fazer uma homenagem da minha história, que se encaixa na categoria infanto juvenil. O Príncipe Sapo, acompanha Bia e seus amigos na entrada do Ensino Médio e duas descobertas sobre o amor e amizade. Bem fofinho não?
Cada livro indicado, está com o hiperlink onde encontra-lo, espero que gostem!!

Que tal compartilhar conosco sua opinião?