Top 5: filmes que foram fracasso de bilheteria e hoje são considerado clássicos

0
2

 Fracasso de bilheteria dever ser o maior pesadelo de um produtor. Muitas vezes um filme promete, mas não acontece, o que deixa os produtores com grandes prejuízos. Porém, ao longo os anos, esses filmes acabam caindo no gosto popular e assim recuperando os lucros perdidos. Reunimos aqui cinco filmes que passaram por esse processo. Confira:

5-O Mágico de Oz (1939)

Na época de seu lançamento, O Mágico de Oz não empolgou o público. O longa faturou apenas 3 milhões de dólares, enquanto sua produção custou 2,8 milhões de dólares.

Porém, dez anos depois, ele foi relançando e a partir daí se tornou um grande clássico. 

Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua ajuda.

4-Clube da Luta(1999)

O longa custou 63 milhões de dólares e arrecadou apenas 37 milhões dólares local. A crítica se dividiu tanto que até mesmo definiu o filme como “francamente e alegremente fascista”, e o público se sentiu um pouco enganado, já que pelo nome esperava outra coisa do longa. Porém, atualmente, Clube da Luta é considerado um dos filmes cults mais importantes da história do cinema. 

Um homem deprimido que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler.

3-Donnie Darko (2001)

Segundo informações, o longa custou 4,5 milhões dólares e arrecadou apenas 517 mil dólares. Quando foi lançado em DVD conseguiu faturar mais 753 mil dólares. Entretanto, durante os anos, o longa foi ganhando prestígio e uma legião de fãs ao redor do mundo. 

Donnie é um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver e que o encoraja a fazer brincadeiras humilhantes com quem o cerca. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.

2- Um Sonho de Liberdade(1994)

Na época de seu lançamento, o filme arrecadou apenas 2,4 milhões de dólares. Depois teve uma crescente e alcançou cerca 28 milhões dólares, o que o fez ultrapassar pouco mais dos 25 milhões do custo de produção. Porém, no decorrer das décadas ele se tornou um dos clássicos favoritos dos fãs de cinema. 

Andy Dufresne é condenado a duas prisões perpétuas consecutivas pelas mortes de sua esposa e de seu amante. Porém, só Andy sabe que ele não cometeu os crimes. No presídio, durante dezenove anos, ele faz amizade com Red, sofre as brutalidades da vida na cadeia, se adapta, ajuda os carcereiros, etc.

1-Cidadão Kane (1941)

A história do fracasso de bilheteria desse filme começa antes de seu lançamento. Acontece que o filme é uma crítica ao William Randolph Hearst, magnata da imprensa na época, e ele usou de toda sua influência para tentar impedir seu lançamento. Inclusive foi oferecido uma grande quantia de dinheiro para isso, mas o longa permaneceu intacto e foi lançando. Porém arrecadou apenas 1,6 milhões dólares, muito pouco para um filme que teve o custo de 686 033 dólares. Contudo, hoje em dia o filme é essencial para quem quer estudar e entender de cinema. 

Apontado frequentemente como um dos melhores filmes já produzidos, a obra-prima de Orson Welles conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane em uma sequência de flashbacks. Um jornalista fica intrigado pela última palavra de Kane – rosebud – e tenta descobrir o seu significado entrevistando pessoas do passado do magnata.

 

Que tal compartilhar conosco sua opinião?